O que você procura?

quarta-feira, junho 5

Redução da maioridade penal


O assunto sobre a redução da maioridade penal no Brasil ainda se é muito comentado e questionado em diversas áreas sociais. Mas a solução para este problema é um tanto complexo e não será resolvida de um dia para o outro simplesmente porque será reduzida a maioridade penal, até porque, se reduzirmos a maioridade penal para 16 anos, ainda sim teremos muitos crimes cometidos por menores dessa idade. E o que deveremos fazer? Reduzir a maioridade para 12? E depois? Reduzir para 10?

Evidentemente, o problema sobre jovens cada vez mais influenciados nos crimes ainda vai continuar. A punição ou a prisão para esses jovens não solucionará a criminalidade. E para conseguirmos diminuir um pouco isso, precisamos avançar na adequação da nossa legislação para o efetivo combate à criminalidade sem controle do país.

Com a redução da maioridade penal, cada vez mais terá jovens influenciados e evolvidos em crimes. Em primeiro lugar, o menor tem consciência dos seus atos, afinal, se ele cometeu o crime ele tem maturidade suficiente para assumir e saber o que é certo e o que é errado. Em segundo lugar, nosso país não possui leis para menores criminosos e cadeia não é lugar de adolescentes. O Brasil deve criar movimentos ou fundações para menores que já praticaram algum tipo de crime. Mas ainda faltam investimentos e decisões políticas e sociais que possam proporcionar ao jovem, trocas aceitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário