O que você procura?

terça-feira, abril 2

Resenha do livro: A hora da estrela de Clarice Lispector


Para esse bimestre, meu professor de Língua Portuguesa pediu para minha classe ler o livro "A Hora da Estrela" da Clarice Lispector, e que seria feita uma prova sobre esse livro essa semana. É um livro que se cai, geralmente, em vestibulares, por isso ele deve ter mandado ler... Cultura é tudo! (O único problema, é que a maioria nem leu o livro, porque são tudo sem cultura :S). Então, li o livro hoje e resolvi falar dele (Eu comprei pelo site da Saraiva AQUI, e chegou hoje e eu já li inteiro HA).

Clarice Lispector cria um personagem que fala de outro. Confuso né? (Ao mesmo tempo que ela cria um personagem, ela narra a vida de outro).
O narrador da história Rodrigo S. M. conta a história de uma alagoana magra, feia, virgem de apenas dezenove anos que veio para o Rio de Janeiro após a morte da sua tia que cuidava dela, após a morte dos pais, quando ela tinha apenas dois anos de idade. 
A Macabéa (alagoana) é datilógrafa, e dividia o quarto com mais quatro colegas. 
Ela não se importava como vivia, ela era feia, magra e ninguém olhava, nem reparava nela. Macabéa não sabe muito bem quem ela é. Ela também não possuía muito conhecimento, pois parou os estudos no ensino fundamental. E o máximo que ela sabia, era o que ela aprendia ouvindo um rádio a pilha, que mesmo não entendendo muita coisa, achava que um dia seria útil. 

Ela conhece um rapaz, Olímpico de Jesus, nordestino, ambicioso e que logo após alguns encontros, começam um namoro que não dura muito tempo. Olímpico de Jesus começa a sair com Glória, uma amiga de trabalho de Macabéa, que depois de um certo tempo, recomenda uma visita à uma cartomante. Nisso, ela vai a essa cartomante (Madama Carlota), que começa a falar da sua vida para Macabéa, quando finalmente revela que a vida dela iria ter uma grande mudança. Ela iria conhecer um rapaz gringo e rico, cujo nome é Hans, e que iria se casar com ele. 
Macabéa finalmente ficou pensando no seu futuro quando saiu da cartomante, deu um passo para atravessar a rua, um carro atropela ela, era uma Mercedes luxuosa. E quando ela cai no chão toda machucada, as pessoas finalmente começam a olhar para ela, esta é a hora da estrela, quando ela será "tão grande como um cavalo morto": ferida de morte, a personagem vomita um pouco de sangue, mas queria ter vomitado "uma estrela de mil pontas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário