O que você procura?

segunda-feira, outubro 21

#Saúde: Pirâmide Alimentar - Você se alimenta corretamente?



Com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para nos alimentar do jeito certo.
A maioria das pessoas que trabalham fora e longe de casa, acabam optando por almoçar em restaurantes ou em lanchonetes do que ter o trabalho de preparar o almoço em casa.

Ok, a gente entende que não é todo mundo que tem tempo, mas hoje vou começar a dar boas razões para vocês começarem a se alimentar corretamente a partir de hoje #PartiuBoaAlimentação.



Essa é a pirâmide alimentar. Todo mundo já conhece ela, certo? Então vamos ao que interessa:



Grupo 1: Esse é o grupo mais conhecido como a base da pirâmide. É composta por alimentos ricos em carboidratosOs carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras.

Porções: Consuma 5 a 9 porções diariamente. 
Principais nutrientes: Carboidratos (pães, massas, cereais, arroz, babata, mandioca): Vitaminas do complexo B e fibras.



Grupo 2: Esse é o grupo dos legumes e verduras. São ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). 

Porções: Consuma de 4 a 5 porções diariamente.
Principais nutrientes: Vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras.

Grupo 3: O grupo das frutas. São boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.


Porções: Consuma de 3 a 5 porções diariamente.
Principais nutrientes: Vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras.



Grupo 4: Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro.

Porções: Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
Principais nutrientes: Ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas.

Grupo 5: Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade

Porções: Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
Principais nutrientes: Proteínas e ricos em cálcio.



Grupo 6: Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com moderação.

Porções: Consuma de 1 a 2 vezes mensalmente diariamente (Consumir moderadamente).
Principais nutrientes: Gorduras, vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente.

Para finalizar, substitua o refrigerante pelo suco natural (sem ser de saquinho, pois contém corante e são artificial) de frutas com pouco açúcar. 



Tome muuuuuuita água: O correto é tomar de dois litros por dia. Sei que muita gente acha isso um absurdo (Eu acho um absurdo!!!) então aqui vai uma dica: encha uma garrafinha de 1 litro e deixe do seu lado quando você estiver no computador, por exemplo. Ao longo do dia, vá tomando

É muito importante o consumo de água, ainda mais agora que tá começando o calor que nosso corpo precisa ainda mais de hidratação. 

Gostaram das dicas? Semana que vem tem mais!

Fontes: 
Uol - Pirâmide Alimentar
Só Nutrição - Pirâmide Alimentar

2 comentários:

  1. Adoro essa pirâmide!! Lembro-me que em minhas primeiras aulas aprendi ela :)

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi ela na terceira série se eu não me engano... hahahaha

    ResponderExcluir